O Homem novo
"Paralelamente a esse processo, uma mudança na personalidade humana e uma alteração do próprio homem devem inevitavelmente acontecer. Esta alteração tem três raízes básicas. A primeira delas consiste no próprio facto da destruição das formas capitalistas de organização e produção e das formas de vida social e espiritual que a partir daí irão surgir. Juntamente com a destruição da ordem capitalista, todas as forças que oprimem o Homem e que o mantêm escravizado pelas máquinas e que interferem com o seu livre desenvolvimento também desaparecerão e serão destruídas. Juntamente com a libertação dos muitos milhões de seres humanos da opressão, virá a libertação da personalidade humana das correntes que restringem o seu desenvolvimento. Esta é a primeira fonte—a libertação do Homem.
A segunda fonte de qual emerge a alteração do homem reside no facto de que, ao mesmo tempo em que as velhas correntes desaparecem, o enorme potencial positivo presente na indústria de grande escala, o já crescente poder dos homens sobre a natureza, será libertado e tornado operativo. Todas as características discutidas acima, das quais o exemplo mais notório é a forma completamente nova de criar um futuro baseado na combinação de trabalho físico e intelectual, perderão o seu carácter dualista e mudarão o curso da sua influência de um modo fundamental. Considerando que anteriormente suas acções foram dirigidas contra as pessoas, agora elas começam a trabalhar por causa delas. Do papel de obstáculos que desempenharam outrora, elas transformam-se em forças poderosas de promoção do desenvolvimento da personalidade humana.Finalmente, a terceira fonte que inicia a alteração de homem é a mudança nas próprias relações sociais entre as pessoas. Se as relações entre as pessoas sofrem uma mudança, então juntamente com elas as ideias, padrões de comportamento, exigências e gostos também mudarão. Como foi averiguado através da pesquisa psicológica, a personalidade humana é formada basicamente pela influência das relações sociais, i.e., o sistema do qual o indivíduo é apenas uma parte desde a infância mais tenra. ‘Minha relação para com meu ambiente’, diz Marx, ‘é minha consciência’. Uma mudança fundamental do sistema global destas relações, das quais o homem é uma parte, também conduzirá inevitavelmente a uma mudança de consciência, uma mudança completa no comportamento do homem."
(Vygotsky, "A transformação socialista do Homem", 1930)
É também por isto que vale a pena!!
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