2006/05/08

Parlamento Jovem

Iniciou-se hoje, na sala do Senado da Assembleia da República, a VI sessão parlamentar da “Assembleia na Escola”. Também há anualmente uma iniciativa paralela que envolve as crianças. Nesse dia, lá rumam as crianças a São Bento para brincar aos deputados.
Hoje é o dia dos jovens, mas nem por isso deixam de brincar aos deputados.
Vêm todos aperaltados, mais no resto do que até na indumentária, a darem-se ares de “eleitos”. Brincam aos parlamentos, como se fossem uma mini Assembleia da República.
Aprendem? Sem dúvida! Apenas duvido que aprendam o melhor e da melhor maneira.
Copiam e duplicam tudo: métodos, funcionamento, designações etc. Até se tratam por senhores e senhoras deputados (as). Assumem todos os tiques do que de pior há em tiques parlamentares. Não sei bem se aprendem a democracia ou antes precisamente os maus hábitos e tiques que os “grandes” têm em demasia. Se, algum dia, vierem a ser eleitos, já trazem a escola toda, literalmente.
Como é possível falar depois em afastamento entre governantes e governados se os futuros putativos governantes, em vez de questionar e contestar, como se faz em jovem, assimilam os piores males que precisamente são pedra de toque desse indesejado afastamento.
Nota negativa.