2006/11/28

Para a malta da faixa do meio

Há neste mundo quem não queira saber dos outros para nada e o manifeste nas mais diversas situações. É esse o caso de todos aqueles que conduzem neste País pela faixa do meio quando há 3 faixas de rodagem, sem se importarem se alguém tem que mudar duas vezes de faixa para os poder ultrapassar.
E isto acontece, porque a maioria dos condutores (no restrito universo da minha sondagem) não sabe que existe uma regra no Código da Estrada que manda circular pela direita. E isso é o pior de tudo, por duas razões.
A primeira porque demonstra que a maioria das pessoas que conduzem em Portugal não sabe as regras da condução e, por isso, não devia conduzir. E a segunda, porque mesmo não sabendo que existe essa regra da condução, se esses condutores se preocupassem com o que vão a fazer quando conduzem percebiam que estão a prejudicar os outros e evitavam fazê-lo.
Para toda essa malta da faixa do meio aqui fica alguma informação de serviço público.

Artigo 13.º
Posição de marcha
1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.
2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direcção.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, salvo o disposto no número seguinte.
4 - Quem circular em sentido oposto ao estabelecido é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250.
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

2006/11/07

Spam

Das muitas mensagens de spam que me enchem a caixa de mensagens resolvi abrir uma. O nome da remetente, Anita, sugeria uma ligação à personagem dos livros infantis que, afinal, não se confirmou. No entanto, fiquei verdadeiramente surpreendido com o texto que encontrei no que poderia ser apenas mais uma irritante mensagem de publicidade não solicitada.
A linguagem utilizada, gramaticalmente bem estruturada, mostrava que não se tratava de uma qualquer mensagem de spam. As sugestões subliminares a determinadas características dos órgãos sexuais combinavam com a utilização de termos próprios do mundo laboral, numa construção publicitária que ia por vezes direita ao assunto: “As senhoras lutarão por uma oportunidade para entrar na sua cama!”
Transcrevo a seguir parte da mensagem em questão porque mudou a minha opinião sobre as mensagens de spam. Afinal há algumas com piada.

Latest stuff
Take your chance to make her adore you. Outrun her ex in terms of size and performance! A month or less will pass, and you will forget what it feels like to doubt your size and performance.
Ladies will fight over the chance to get into your bed! You can mark inches on your ruler, expecting your intimate tool to gain a lot in size. Come in: http://----------.com/
Act while others wait! Increase your confidence to enormous levels!